MENU

O que é o Hi10p?

Hi10p é a sigla do “High 10-bits Profile” do AVC/H.264. Um profile, ou perfil, é um conjunto de regras que limitam o uso de alguns recursos na hora de encodar, com o objetivo de manter a compatibilidade com um certo conjunto de decoders (por exemplo, seu celular tem menos poder de processamento que o seu PC, portanto temos que limitar alguns recursos na hora de encodar um vídeo para seu celular). Um “High Profile” é um perfil com poucas limitações destinado principalmente as aplicações profissionais como edição de vídeo.

Quais suas vantagens?

Por permitir uma precisão maior de cores (1024 contra 256 do padrão high) o padrão hi10p permite uma qualidade maior em gradientes e ao mesmo tempo  uma economia em bitrate que, dependendo o caso, é bem notável, Os animes e filmes se beneficiam muito bem desse aumento na precisão fazendo com que a economia de bitrate chegue a mais de 20%.

Existe casos onde não vale a pena usar?

Sim, como quase todo encode é um processo lossy (no qual existem perdas de informações) dependendo da sua fonte não existe vantagem alguma, por exemplo, caso você tem um filme 1080p de 8.3GB e queira reencodar usando hi10p só iria piorar a qualidade e/ou desperdiçar bytes.

Qual a melhor forma de reproduzir corretamente um arquivo hi10p no windows?

Certifique-se que você possui drivers de video e o DirectX atualizados (o windows por padrão não vem com a instalação completa), remova quaisquer outros pacotes de codecs instalados anteriormente e instale apenas o CCCP. (Na tela de configuração selecione o LAV em codecs alternativos para h264, seu desempenho é melhor que o ffdshow).

Você pode utilizar também o VLC Media Player. (esse player para mim e o melhor para reproduzir videos em Hi10P ).



1 comentários:

  1. Francisco Michael disse...

    Eu baixei vídeos com esse novo perfil, porém não gosto desse VLC, prefiro o Media Player Classic e nele estão rodando perfeitamente, falta agora eu só testar em uma Smartv que é muito melhor assistir videos em uma delas, do que pelo PC ou notebook!!!

Postar um comentário


É importante deixar sua opinião, mas aqui nós temos regras :

- O comentário precisa ter relação com o post.
- Não será aceito cobranças de filmes.
- Sem spans ou propagandas.
- A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito nada de palavrões, ofensas, ou ameaças a outros usuários.

Recent Post